Rosh Hashanah: Celebrações em Casa para um Ano Novo Doce (2024)

Introdução

Rosh Hashanah, um dos feriados mais significativos do calendário judaico, é comumente associado às celebrações na sinagoga. No entanto, podemos enriquecer essas celebrações ao trazer rituais significativos para nossos lares. Neste artigo, exploraremos ideias tradicionais e inovadoras para incorporar os ensinamentos e temas do Rosh Hashanah em nossos ambientes familiares.

Alimentos Doces para um Ano Doce

Como em muitos feriados judaicos, a comida desempenha um papel central nas celebrações caseiras do Rosh Hashanah. Reunindo familiares e amigos para refeições prolongadas, tradicionais alimentos como maçãs e challah mergulhados em mel são destaque. O mel, símbolo de um ano novo doce, também aparece em iguarias como tayglach (um doce de mel e nozes) e bolo de mel. A challah, normalmente trançada, é assada em formato redondo como lembrete do ciclo interminável da vida.

Frutas Novas e Seus Significados

Na segunda noite do Rosh Hashanah, é comum saborear uma fruta nova, representando o frescor do ano que se inicia. A tradição muitas vezes utiliza a romã como a fruta nova, alegando que ela possui 613 sem*ntes, correspondendo aos 613 mandamentos. Além disso, a romã simboliza a fertilidade e as possibilidades ilimitadas para o novo ano. Essa tradição pode se estender à descoberta de outras frutas exóticas, tornando-se uma oportunidade para explorar o departamento de frutas ou mercados em busca de novos sabores.

Alimentos Simbólicos e Puns Hebraicos

Comunidades sefarditas desenvolveram um sedar de Rosh Hashanah, envolvendo alimentos simbólicos e orações que transformam esses alimentos em desejos para o próximo ano. Muitas dessas orações baseiam-se em trocadilhos hebraicos relacionados aos alimentos. Por exemplo, a oração antes de comer uma tâmara (tamar em hebraico) inclui a frase "yitamu hataim" - que os ímpios cessem. Outros alimentos como abóbora e cebola são associados ao Êxodo do Egito, enquanto beterrabas expressam a esperança de que os inimigos desapareçam.

Tashlich, Teshuvah e Cartões de Rosh Hashanah

A preparação para o Rosh Hashanah e os dias entre Rosh Hashanah e Yom Kippur podem envolver discussões sobre teshuvah (arrependimento) e resoluções familiares para o novo ano. Muitas pessoas também têm o costume de enviar cartões de Rosh Hashanah a entes queridos, tornando essa prática envolvente para crianças que podem escolher ou desenhar cartões.

O primeiro dia de Rosh Hashanah inclui a cerimônia de Tashlich, onde simbolicamente jogamos fora nossos pecados ao lançar migalhas de pão em água corrente. Para tornar esse ritual mais concreto, podemos ajudar as crianças a criar uma lista do que desejam descartar, transformando-a em um projeto artístico. Além disso, incorporar experiências novas ao redor do feriado, como aprender um jogo, visitar um local inexplorado ou tentar um novo hobby, ressalta a novidade do ano.

Conclusão

O Rosh Hashanah oferece uma oportunidade única para reflexão sobre o ano passado e estabelecimento de metas para o ano vindouro. Ao integrar essas tradições em casa, não apenas fortalecemos os laços familiares, mas também enriquecemos as celebrações do Rosh Hashanah. Que este ano novo traga doces momentos e significados profundos para todos nós.

Rosh Hashanah: Celebrações em Casa para um Ano Novo Doce (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Kerri Lueilwitz

Last Updated:

Views: 5599

Rating: 4.7 / 5 (67 voted)

Reviews: 90% of readers found this page helpful

Author information

Name: Kerri Lueilwitz

Birthday: 1992-10-31

Address: Suite 878 3699 Chantelle Roads, Colebury, NC 68599

Phone: +6111989609516

Job: Chief Farming Manager

Hobby: Mycology, Stone skipping, Dowsing, Whittling, Taxidermy, Sand art, Roller skating

Introduction: My name is Kerri Lueilwitz, I am a courageous, gentle, quaint, thankful, outstanding, brave, vast person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.